MILHO É UM ELEMENTO DA CULTURA E DA GASTRONOMIA DO BRASIL
A ORIGEM DO MILHO
As pesquisas atuais com análise de cromossomos concluíram que o ancestral do milho chama-se teosinto. Os cientistas descobriram após escavarem uma área rochosa conhecida como Xihuatoxtla, localizada no vale do Rio Balsas de Guerrero, México, que o teosinto começou a ser cultivado e domesticado por volta de 9.000 anos atrás. O plantio do milho teria se alastrado para o Panamá, na América Central, há cerca de 7,6 mil anos e chegado ao norte da América do Sul por volta de 6 mil anos. Os europeus encontraram o milho cultivado em todas as Américas e, logo depois das primeiras viagens, espanhóis e portugueses difundiram a planta na Europa, na África e na Ásia. (Fonte: Embrapa)
MILHO FAZ PARTE DA CULTURA E IDENTIDADE BRASILEIRA
Se o cereal já era parte da vida dos povos originários, hoje, além de riqueza e tecnologia, o grão ainda define parte da identidade do Brasil. Ingrediente chave da cultura e da gastronomia do Brasil, a popularidade do cereal é presenta nas celebrações festivas e religiosas . O milho tem a presença garantida nos pratos típicos, como pipoca, assado, pamonha, curau e canjica. (Fonte: USP)
OS 7 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MILHO PARA A SAÚDE
- Auxilia no bom funcionamento do intestino
- Previne doenças cardíacas
- Controla o colesterol
- Controla o açúcar no sangue
- Promove sensação de saciedade
- Dá energia
- Ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico
(Fonte: Bio Ritmo)
Os 5 tipos de milho mais comuns no Brasil
MILHO DENTADO
No milho dentado, o endosperma é duro nos lados e amiláceo no centro do grão, sendo um caráter poligênico. Este tipo de milho é o mais produzido no mundo, quanto mais dentado o grão, maior a quantidade de endosperma farináceo. É utilizado para ração de gado e para elaborar féculas, xaropes, azeite e álcool.
MILHO DOCE
O milho doce é um produto de alto valor nutritivo e de características próprias, como sabor adocicado, pericarpo fino e endosperma com textura delicada. No estágio de milho verde, é indicado para o consumo humano.
MILHO DURO/FLINT
É aquele grão de milho que na sua composição possui maior quantidade de endosperma vítreo, assim quanto maior endosperma vítreo mais dura é a textura do grão.
Milho duro é aquele que apresenta quanto à sua constituição, uma quantidade de endosperma córneo maior que amiláceo (farináceo), oferecendo forte resistência ao corte e exibindo, ao ser cortado aspecto vítreo.
Quanto à forma, é o que se apresenta predominantemente ovalado e com a coroa convexa e lisa, característica do Zea Mays indentada.
MILHO PIPOCA
A pipoca (do tupi antigo pira – pele + pok – estourar = pele estourada) é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, que explode quando aquecido.
Quando os grãos de milho são aquecidos de maneira rápida, a umidade interna é convertida em vapor. Em um determinado ponto de pressão, estoura a casca externa pouco a transformar a parte interna em uma massa consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original.
MILHO FARINÁCEO OU MOLE
É o que apresenta, quanto a sua constituição, uma quantidade de endosperma amiláceo (farináceo), maior que a do córneo, tornando a coroa acentuadamente clara e oferecendo menor resistência ao corte. Quanto à forma, é predominantemente dentado e com a coroa apresentando uma contração ou depressão característica de Zea Mays indentada.
Fonte Embrapa: Saiba mais sobre os tipos de milho
VARIEDADES CRIOULAS:
As cores variadas são típicas dos milhos crioulos – que são primitivos, cujas sementes são passadas de geração para geração. O que chama a atenção são as diversas tonalidades. O milho colorido teria entrado no nosso País por terras mineiras. Logo, chegou a Patrocínio Paulista- SP, que fica ao lado de Franca e perto da divisa com Minas Gerais. (Fonte: Agendasette)