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Ao contrário do ocorre com a soja, as exportações de milho vêm sendo diretamente impactadas pelo tabelamento de fretes. A comercialização da safrinha de milho está praticamente parada desde o advento da tabela. Negócios vem sendo firmados e o milho transportado somente em rotas mais curtas, onde o valor praticado já era igual ou menor ao valor da tabela. O embarque do milho em navios está ocorrendo quase que exclusivamente em portos onde o acesso principal acontece por outros modais, que não o rodoviário, caso do porto de Santos, que recebe quase 80% dos grãos via ferrovia, e dos portos de Santarém, Itacoatiara, e Barcarena, abastecidos pelo acesso hidroviário.
A dificuldade de precificação encontrada na soja para a safra 2018/2019 é a mesma encontrada na comercialização do milho segunda safra neste ano, com um agravante que é o baixo valor do milho no mercado interno, dificultando ainda mais a negociação junto ao produtor e inviabilizando o início do escoamento da safra. Como resultado, as exportações de milho no mês de julho somaram apenas 1.8 milhões de toneladas, 45% menor do que o volume de milho exportado em julho de 2017. No acumulado do ano, as exportações de milho totalizam 5.3 milhões de toneladas, 1 milhão a menos do que o resultado obtido entre janeiro e julho do ano anterior, o que significa uma redução de 16% no resultado das exportações brasileiras de milho.
Para o próximo mês de agosto, estão programadas para serem embarcadas cerca de 3.1 milhões de toneladas, 2.3 milhões de toneladas a menos do que o total embarcado no mês de agosto de 2017. Diante deste cenário de indefinição acerca da tabela de frete pelo judiciário, que vem travando a comercialização e o escoamento da safra, cuja decisão só deve vir após realização de audiência pública para discussão do tema marcada pelo Ministro Fux, do STF, para o dia 27 de agosto, revisamos nossos prognósticos de exportação de milho para este ano para 27 milhões de toneladas.
Fonte: ANEC