China e Rússia ampliam produção de milho
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, por meio do boletim de estimativas de oferta e demanda agrícola mundial, uma revisão para baixo na produção de milho dos Estados Unidos em 2024/25. A nova projeção estima 14,9 bilhões de bushels, 276 milhões a menos que o relatório anterior, resultado de uma redução no rendimento médio por acre para 179,3 bushels, parcialmente compensada por um leve aumento na área colhida, agora projetada em mais 0,2 milhão de acres.
A utilização total do milho no país foi revisada para 15,1 bilhões de bushels, uma queda de 75 milhões. O uso para alimentação e resíduos recuou 50 milhões de bushels, totalizando 5,8 bilhões, devido ao consumo menor identificado no período de setembro a novembro, conforme o relatório Grain Stocks. As exportações foram reduzidas em 25 milhões de bushels, atingindo 2,5 bilhões, reflexo da menor oferta. Com a redução na oferta superando a diminuição no uso, os estoques finais de milho nos EUA caíram 198 milhões de bushels.
O preço médio da safra de milho para os produtores norte-americanos foi ajustado para cima, com alta de 15 centavos, chegando a US$ 4,25 por bushel.
Panorama Global de Grãos
A produção global de grãos grossos para 2024/25 foi revisada para baixo em 4,8 milhões de toneladas, totalizando 1,494 bilhão de toneladas. Apesar disso, o panorama internacional apresenta aumento na produção em países como China, Gana e Rússia. A produção chinesa de milho atingiu um recorde de 294,9 milhões de toneladas, conforme dados recentes do National Bureau of Statistics. A Rússia também reportou aumento na produção, segundo informações do Rosstat.
No comércio internacional, espera-se uma redução nas exportações de milho pelos Estados Unidos e Brasil, enquanto as importações subiram na Turquia, mas recuaram na China, Coreia do Sul e Japão. Apesar do aumento nos estoques finais de milho na China, os estoques globais caíram 3,1 milhões de toneladas, totalizando 293,3 milhões.
Seane Lennon
Agrolink – 14/01/2025