Precipitações impulsionam semeadura de milho no RS
A área semeada com milho no Rio Grande do Sul avançou 6% na última semana, alcançando 49% da área projetada para a safra 2024/2025, segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS nesta quinta-feira (26). Esse avanço foi favorecido por condições climáticas adequadas, especialmente pela ocorrência de chuvas, que mantiveram a umidade do solo em níveis propícios para o desenvolvimento inicial das lavouras, que se encontram nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo.
Os tratos culturais já começaram, com destaque para a primeira aplicação de adubação nitrogenada em cobertura e o manejo de plantas daninhas. No aspecto fitossanitário, a cigarrinha-do-milho está presente em todas as regiões, com maior incidência nas regiões Centro e Extremo Norte do estado, embora o nível da praga esteja abaixo do registrado na safra anterior. Produtores continuam a monitorar e, em alguns casos, realizar intervenções para o controle da praga.
Para a safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 748.511 hectares, com uma produtividade estimada de 7.116 kg/ha.
Nas diversas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar, o plantio do milho avançou de forma desigual. Na região de Bagé, o município de Alegrete lidera, com 62% da área prevista já implantada, enquanto São Borja e Quaraí estão nas fases iniciais. Em Caxias do Sul, o plantio nos Campos de Cima da Serra avançou para 10% da área projetada. Em Santa Maria, a semeadura atingiu 27%, em Passo Fundo, 50%, e em Frederico Westphalen, 90%.
Na região de Erechim, o plantio chegou a 70% da área projetada, com monitoramento constante da presença de lagartas. Em Ijuí, 80% da semeadura foi concluída, e produtores já iniciaram a primeira aplicação de nitrogênio em cobertura. Na região de Pelotas, a semeadura começou em Canguçu, Jaguarão e São José do Norte, com produtores ainda buscando custeio para a safra.
Na região de Santa Rosa, 85% das lavouras de milho do cedo já foram semeadas, com os 15% restantes a serem plantados no final do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). A produtividade esperada é de 8.420 kg/ha. Em Soledade, a semeadura avançou para 40% da área, com produtores ainda em busca de recursos de custeio.
O preço médio da saca de 60 quilos de milho no estado apresentou alta de 0,96% na última semana, passando de R$ 59,33 para R$ 59,90, conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar.
Seane Lennon
Agrolink – 26/09/2024