O vice-presidente da Abramilho, Zilto Donadello, participou do 5º Datagro: abertura de safra soja milho e algodão, realizado em Cuiabá (MT) nos dias 27 e 28 de agosto. Durante o encontro, foram debatidos os desafios e as oportunidades para a safra 2024/25. Entre os temas discutidos, Donadello destacou a preocupação com as condições climáticas e suas implicações para a próxima safra.
De acordo com o vice-presidente, há uma apreensão entre produtores, agentes financeiros e tradings em relação ao possível atraso das chuvas, que pode impactar tanto a safra de soja quanto a de milho.
Outro ponto debatido foi a estagnação dos mercados dos grãos, que contrasta com os altos custos de produção. “Estamos diante de uma safra americana que promete ser grande, o que aumenta a concorrência com a produção sul-americana. O produtor deve analisar cuidadosamente seus custos e o mercado para garantir sua rentabilidade,” afirmou Donadello.
As dificuldades enfrentadas pelos produtores na obtenção de financiamentos também foram abordadas no evento, assim como o impacto dos juros elevados sobre os custos de produção e a reforma tributária – com discussões sobre o aumento da carga tributária para os produtores e a importância das compensações de crédito fiscal.
Entretanto, Zilto explica que o mercado de capitais tem boas perspectivas quanto ao setor, para crescimento e manutenção. “O mercado está disposto a investir, então o produtor tem que estar atento à taxa de juros, prazo, garantias, e levar em consideração que para alavancar o negócio ele tem que considerar tudo isso e não apenas através de bancos, mas do mercado de capitais”.
Por fim, Donadello trouxe uma perspectiva positiva, destacando o crescimento esperado na demanda por milho e soja para biocombustíveis até 2032. “Estamos vendo um mercado em franco crescimento, com aumento da procura por etanol de milho e biodiesel de soja. Esse cenário traz boas notícias para o produtor nos próximos anos,” concluiu.
A Abramilho ofereceu apoio institucional para a realização do 5º Datagro. O evento serviu como uma plataforma importante para discutir os principais desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro, com a participação de líderes e especialistas do setor.