Condições das lavouras levantam preocupações
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita do milho na Argentina registrou um avanço de 2,80 pontos percentuais na última semana, alcançando 28,20% da área total da safra 2023/2024 até o dia 23 de maio.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, os trabalhos de campo estão em linha com o observado na safra anterior, porém, estão atrasados em relação à média dos últimos cinco anos. Essas informações sinalizam um cenário cauteloso para o desenvolvimento da safra.
No que diz respeito às condições das lavouras, 11% são consideradas boas, 40% normais e 49% ruins. Embora o percentual de áreas consideradas ruins seja menor do que no mesmo período da safra anterior, tem havido um aumento semanal, levando a Bolsa de Cereais a reduzir em 5,10% a expectativa de produção, estimando agora 46,50 milhões de toneladas, em comparação com o mês passado.
As atenções agora se voltam para as condições climáticas, uma vez que a previsão indica a continuidade das chuvas, o que pode desacelerar o ritmo da colheita nas próximas semanas.
China aprova importações de duas variedades de milho transgênico usadas na Argentina
Reuters
Seane Lennon
AGROLINK – 28/05/2024