Em dezembro, os preços de exportação do trigo e do milho aumentaram
Os preços dos cereais, como trigo, milho, arroz e cevada, tiveram uma diminuição significativa ao longo do ano, mas o Índice de Preços dos Cereais da FAO para dezembro mostrou um aumento de 1,5% em relação ao mês anterior. Esse aumento foi impulsionado por perturbações logísticas que afetaram os embarques dos principais países exportadores.
No entanto, ao longo do ano, o índice ficou 15,4% abaixo da média de 2022, devido a mercados globais bem abastecidos. O Índice de Preços de Todo o Arroz da FAO teve um aumento de 21%, principalmente devido às preocupações com o impacto do El Niño na produção de arroz e às restrições à exportação da Índia.
Em dezembro, os preços de exportação do trigo e do milho aumentaram devido a perturbações logísticas relacionadas ao clima e a tensões no Mar Negro. Os preços do arroz também subiram, com as cotações Indica aumentando devido a compras asiáticas e à redução da concorrência entre exportadores devido às restrições de exportação da Índia.
No entanto, os preços do trigo, milho e soja diminuíram desde o início de 2024 devido ao fortalecimento do dólar americano e às melhores condições climáticas no Brasil e nos Estados Unidos.
Em dezembro, o Índice de Preços dos Alimentos da FAO teve uma queda de 1,5% em relação a novembro e de 10,1% em relação a dezembro de 2022. O índice para 2023 foi 13,7% inferior ao valor médio do ano anterior, sendo que apenas o índice internacional de preços do açúcar foi superior nesse período. A queda mais acentuada foi nas cotações internacionais do açúcar. As informações foram divulgadas pelo www.world-grain.com.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 05/01/2024