Na Argentina, o mercado de milho teve apenas um comprador
Na questão do milho exportação, os prêmios recuam para julho/out/24, com mercado interno descolado do externo, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “Os prêmios recuaram $ 5 cents/bushel para $ 62 em julho/24, permaneceram em $ 65 em agosto/24, $ 65 em setembro/24 e recuaram $ 2 cents/bushel para $ 63 para outubro/24”, comenta.
“Novamente o dólar (+1,29%) foi anulado pela queda das cotações do milho em Chicago (-1,59%) e os preços finais ainda sofreram a queda dos prêmios para jul e outubro de 2024. Com isto, os preços que as Tradings puderam oferecer aos vendedores no interior novamente não puderam superar os preços oferecidos pelas indústrias de carnes. Aliás, a tendência desta temporada é de preços internos descolados dos preços internacionais”, completa.
Na Argentina, o mercado de milho teve apenas um comprador participando ativamente da rodada apresentou redução no seu leque de posições de compra em aberto. “Dessa forma, tivemos uma oferta única e para trecho disponível que ficou em US$ 148 mil/t, o que implicou uma queda de US$ 2 mil/t em relação a sexta-feira. Contudo,a possibilidade de melhorias não foi descartada, segundo a BCR”, indica.
Em relação ao milho paraguaio, todos estão estudando os primeiros passos de 2024. “Semelhante à soja, os mercados de milho estiveram lentos neste início de 2024, com muitos compradores ausentes, principalmente os brasileiros, que têm sido os melhores liquidantes nos últimos dias. Os compradores locais optam por aguardar o desenrolar desta primeira semana de 2024 para indicar novamente os números”, conclui.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 03/01/2024