Santa Catarina tem lotes “à conta-gotas” que rodam no meio-oeste
No mercado de milho do estado do Rio Grande do Sul, as chuvas são pontuais e não se apresentam em volume suficiente, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “Segundo os meteorologistas, a quinta- feira deve ser de sol e calor no RS, onde na região metropolitana deve ocorrer tempo instável. Também em regiões como a fronteira oeste a chuva deve ser mais intensa, alcançado entre 20 até 40mm. Na quinta-feira (21), o tempo fica instável em boa parte do território gaúcho”, comenta.
“Mesmo com os saltos de preços nas indicações, produtores seguem mornos na oferta de lotes . Hoje, ouviu-se novamente até R$ 70,00 CIF Fábricas, e contra ofertas recuam para R$ 66,00 interior –cerca de R$ 68,00 a R$ 69,00 na comparação CIF fábrica. Não ouvimos reportes de negócios”, completa a consultoria.
Como está o milho na B3?
Santa Catarina tem lotes “à conta-gotas” que rodam no meio-oeste, mas o produtor permanece esquivado. “O cenário praticamente se repetiu em Santa Catarina no dia de hoje. Poucos compradores buscaram lotes de sorgo no centro-oeste, e não deram atenção às ofertas acima de R$ 70,00 no tributado. As contra-indicações foram de até R$ 68,00 no CIF fábrica. No porto, a cada dia, tradings parecem cumprir com o que precisam, sendo que hoje em sua grande parte, se declaram ‘fora de negócios’”, indica.
“Indicações de indústrias locais entre R$ 68,00 e R$ 70,00 mais ICMS, onde pedidas encontram-se a partir de R$ 71,00. Ofertas de milho paraguaio a US$ 251,00 CIF oeste, sem contra indicações compradores. Muitos compradores se declarando fora de negócios, tanto CIF indústria quanto no porto. Não ouvimos reportes de negócios”, informa.
Enquanto isso, fretes se elevam ao porto de Paranaguá e altas chegaram a até 12,5%comparados a 2022. “De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os fretes rodoviários com destino ao porto de Paranaguá, no Paraná, apresentaram uma alta de 10,6% em novembro de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O aumento foi puxado pela alta dos preços dos combustíveis, que pressionaram os custos operacionais dos transportadores”, conclui.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 21/12/2023