As temperaturas devem subir
A Ignitia Inteligência Climática alertou para a previsão de chuvas intensas nesta semana em regiões-chave do Brasil, como o Triângulo Mineiro e o Sudoeste Goiano. A atuação de sistemas meteorológicos resultará em tempestades nas áreas do Centro-Sul, interior de São Paulo e Goiás, com volumes de chuva podendo atingir até 70mm ao longo da semana.
De acordo com o meteorologista e diretor da ignitia Inteligência Climática, João Rodrigo de Castro, pode haver acumulados ainda maiores devido ao calor constante ao longo da semana, que pode intensificar as chuvas. “Não se descarta a possibilidade de acumulados ainda maiores, devido ao calor que permanecerá constante ao longo da semana e que poderá atuar como um fator de intensificação das chuvas”, explica
Chuvas mais localizadas predominam no Centro-Oeste, ao passo que na região Sul uma área de baixa pressão no Paraguai provocará chuvas intensas e generalizadas em Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul. Preveem-se acumulados de até 130mm em Estrela (RS), até 120mm em Chapecó (SC) e até 170mm em Santo Amaro da Imperatriz (SC) até o final da semana.
Na presente semana, espera-se que as temperaturas permaneçam dentro da normalidade para a época, especialmente nas regiões onde não há previsão de chuvas nos próximos dias. “Para esta semana, a tendência é de manutenção das temperaturas com o calor normal da época, nas regiões em que a chuva não irá atuar nos próximos dias”, explica Castro.
Ao longo da semana, a temperatura máxima em Cuiabá (MT) pode atingir cerca de 39º C. Já no Sul, devido à presença contínua de nebulosidade, as temperaturas serão mais amenas apenas nas regiões impactadas pelas chuvas.
Leonardo Gottems
AGROLINK -29/11/2023