A Abramilho recebeu a filiação de Ricardo Melo, produtor do estado de Pernambuco, nesta quinta-feira (22). O agricultor familiar é participante do Programa Prospera, que oferece aos produtores com pequenas propriedades do Nordeste acesso às melhores tecnologias e práticas para a produção de milho com alta produtividade. A iniciativa tem como uma de suas mantenedoras a Corteva Agriscience e é apoiada pela Abramilho.
O produtor explicou que desde 2020, quando conheceu o programa, sua vida no campo foi transformada. “Antes disso eu tinha uma produção de subsistência, agora tenho ganhado meu espaço entre os grandes produtores. Para mim é um grande orgulho, pois como pernambucano do sertão, nunca pensei estar onde estou hoje”, contou Renato.
O diretor da Abramilho, Paulo Bertolini, apontou a importância do programa para o desenvolvimento social e econômico dos estados nordestinos que contam com a iniciativa: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “Para nós é uma grande satisfação ver o impacto do Prospera na vida dos agricultores. Eles utilizam no campo o que aprendem e ainda ajudam a disseminar o conhecimento da agricultura moderna”.
Alexsandro Mastropaulo, gerente de desenvolvimento da agricultura na Corteva Agriscience, contou que o programa foi implantado em 2017 e hoje impacta mais de 15 mil pessoas dentro da agricultura familiar. “O Prospera leva entendimento agronômico através de treinamento técnico, prático e teórico, além de oferecer informações tecnológicas ao produtor e acesso a insumos”. Mastropaulo explicou que é devido ao uso da biotecnologia, nutrientes, mecanização e outros recursos, que os produtores conseguem aumentar sua área de produção e expandir a renda.