Brasília, 02/01/2023 – O novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o futuro da gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ainda está sendo discutido pela pasta com a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). “A Conab pode ter grande papel. Queremos que ela seja uma grande agência de inteligência. Encerraremos a discussão da estrutura da Conab nos próximos dias”, afirmou Fávaro, em coletiva de imprensa após sua cerimônia de posse. Em contrapartida, em relação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Favaro avalia que a autarquia precisa fazer parte do MDA junto com sua política de titularização de terras.
Segundo o ministro, a ideia da pasta é que a Conab tenha gestão compartilhada com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Em decreto publicado hoje no Diário Oficial da União, a gestão da Conab passa a ser de responsabilidade do MDA. O ministro afirmou que terá reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, amanhã.
Sobre a retomada da política de formação de estoque público de grãos, prometida pelo presidente Lula em campanha, Fávaro afirmou que é preciso ter orçamento e estratégia para refazer os estoques.
Isadora Duarte, enviada especial isadora.duarte@estadao.com
BroadcastAgro – 02/01/2023