São Paulo, 01/12/2022 – A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) está preocupada com a suspensão das linhas de crédito para pequenos produtores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a compra de tratores e colheitadeiras, com juros de 6% ao ano, “em razão do nível de comprometimento dos recursos disponíveis no programa”. Nesse sentido, a Faesp disse em comunicado que está fazendo gestões junto ao governo federal para garantir que os recursos do Plano Safra 2022/23 cheguem aos produtores paulistas.
Conforme a Faesp, do início de julho ao dia 19 de outubro, o BNDES aprovou a liberação de R$ 17,6 bilhões para 66 mil beneficiários. De acordo com a instituição financeira, citada pela Faesp, “o comprometimento acelerado dos recursos decorre da forte demanda por crédito do setor agropecuário”. De acordo com a federação, o banco de fomento alegou ainda necessidade de “compliance com seus controles e práticas bancárias”. Também estão suspensas linhas de crédito de custeio e de investimento do Pronamp, para a média agricultura, além das linhas de investimento do Programa ABC, PCA Armazéns, Inovagro e Moderfrota, segundo a Faesp.
O presidente da Faesp, Fábio de Salles Meirelles, disse em nota que “os produtores dependem não somente de recursos imediatos, para a atual safra, mas também para realizar investimentos estratégicos que vão dar resultados nos próximos ciclos. A falta de acesso ao financiamento hoje pode comprometer investimentos e safras futuras. Por isso, estamos buscando dialogar com as instituições responsáveis para garantir estes financiamentos”.
O gerente do Departamento Econômico da Faesp, Cláudio Brisolara, destacou na nota que estes recursos têm taxas de juros menores do que as do mercado financeiro, em média, de 13,5% ao ano. “O custo financeiro e o custo total de produção certamente vai aumentar caso os produtores busquem outras alternativas de financiamento no sistema bancário para realizarem seus investimentos”, declarou na nota.
BroadcastAgro – 01/12/2022