Atividades se aceleraram nas regiões Norte, Oeste, Centro-Oeste, Noroeste e Sul do estado
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que, 86% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (24). Deste total, 8% ainda estão em germinação e 92% já avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo.
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam, apesar do atraso em relação à expectativa dos produtores, há uma aceleração do plantio do milho na região Norte, que deve se intensificar ainda mais nos próximos dias caso as previsões climáticas se confirmem.
Nas regionais Oeste e Centro-Oeste, o plantio do milho segue apenas durante as brechas de tempo bom, devendo se intensificar na próxima semana. “O desenvolvimento das áreas já semeadas está lento em virtude da baixa luminosidade e excesso de umidade”.
O plantio também tem continuidade na região Noroeste, mas com preocupação com o possível atraso das atividades caso as boas condições do tempo atuais não perdurem.
Na região Sul, os trabalhos se encaminham para o final. Os técnicos do Deral destacam que houve diminuição de incidência de cigarrinhas, mas o desenvolvimento das plantas ainda está abaixo do normal.
Por outro lado, na região Sudoeste, os produtores ainda aguardam a melhora das condições climáticas para intensificar o plantio do milho.
Guilherme Dorigatti
Notícias Agrícolas – 25/10/2022