Projeção da safra 2022/2023
A área estimada de cultivo para a safra 2022/2023 é de 831.786 hectares. É esperada a produtividade de 7.337 kg/ha, projetando uma produção de 6.102.815 toneladas. A cultura está em implantação.
Em relação as condições climáticas é estimado o tempo mais seco e com a previsão de chuvas, concentraram a semeadura entre os dias 31/08 e 01/09. A ocorrência de chuvas nos dias posteriores favoreceu a reposição de umidade nos solos e as condições para o estabelecimento das lavouras. Porém, foi observado que a germinação e o desenvolvimento inicial ocorrem de forma mais lenta em função das baixas temperaturas nos solos.
Nas lavouras já estabelecidas, as geadas, de modo geral, causaram danos foliares sem provocar morte de plantas e afetar o estande de lavouras. Contudo, podem ter ocorrido danos pontuais a serem dimensionados pelos técnicos nos próximos dias.
No aspecto fitossanitário, seguiu elevada a infestação de cigarrinhas nas lavouras já emergidas, com grande presença de insetos capturados nas armadilhas de monitoramento. Os controles foram efetuados, e os resultados foram muito variáveis, tendendo a insatisfatórios.
Com informações o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar
REDAÇÃO AGROLINK- 12/09/2022