O principal objetivo é ampliar a produção do grão em larga escala no estado de São Paulo para alcançar 11 milhões de toneladas até 2030
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura, juntamente com Associação Brasileira dos Produtores de Milho e empresas parceiras: Corteva Agriscience, Valtra e Yara Brasil, lançaram em abril deste ano o Programa Milho+ SP.
O principal objetivo é ampliar a produção do grão em larga escala no estado de São Paulo para alcançar 11 milhões de toneladas até 2030. O foco do projeto é buscar a autossuficiência entre produção e consumo, em regiões com potencial agrícola e gap de produtividade.
O Milho+ SP procura fomentar a adoção de tecnologias em pequenas propriedades para aumentar a produção local de milho por grandes empresas do agronegócio localizadas em São Paulo. É estudado no Noroeste do Estado regiões que apresentam melhores logísticas, clima e mercado consumidor.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Horizon Company, o Estado de São Paulo produz 3,3 milhões de toneladas de milho, mas consome em média 8,9 milhões de toneladas. A iniciativa pretende impactar 100 mil agricultores em 1 milhão de hectares.
Texto: Correspondente Victor da Matta
Aline Merladete
AGROLINK – 02/08/2022