O ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz 2021, o presidente executivo da Abramilho, Alysson Paolinelli, disse, nesta terça-feira (21), que somente a Ciência será capaz de reverter a lógica atual de que uma árvore em pé vale menos do que uma derrubada. Paolinelli fez a palestra de lançamento do Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que terá à frente Cesario Ramalho, presidente institucional da Abramilho.
De acordo com Paolinelli, investir nos achados da biotecnologia e da bioeconomia são medidas fundamentais para que o Brasil se mantenha na vanguarda da produção agrícola mundial de maneira sustentável e em sintonia com anseios e requisitos do consumidor, da sociedade. Paolinelli ressaltou, ainda, que o Brasil precisa de uma Embrapa com mais recursos e que os estados também precisam investir em Pesquisa & Desenvolvimento com foco no agro.
Segundo Paolinelli, estamos na era da alimentação saudável, e o Brasil não pode ficar de fora deste mercado. “É o que o mundo quer, alimentos que tenham em sua composição menos aditivos, químicos, e que primem pela saudabilidade, segurança, sabor, nutrição, qualidade em geral”, salientou.
“Somos grandes exportadores de commodities, de alguns produtos mais beneficiados, e podemos também ser gigantes em alimentos de maior valor agregado. Mas, para tanto, precisamos de políticas públicas e modelos de negócios que estimulem o desenvolvimento destas cadeias produtivas.”