Notice: Undefined offset: 1 in /home/abramilho/domains/abramilho.org.br/public_html/wp-content/themes/jnews/class/ContentTag.php on line 86
Notice: Undefined offset: 1 in /home/abramilho/domains/abramilho.org.br/public_html/wp-content/themes/jnews/class/ContentTag.php on line 86
A previsão do tempo para os próximos dias de diversas instituições meteorológicas mostra a chuva se espalhando pelo Brasil central, com bons volumes. Esse panorama climático deve melhorar as condições para o plantio da soja – que está em atraso – nas principais origens brasileiras. Algumas delas até já receberam algumas precipitações nos últimos dias. Um mapa da RiskPulse, com previsão de 15 dias, aponta chuvas acumuladas entre 100 e 150 milímetros em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
“Índices pluviométricos de 15-25 mm são previsões nos próximos 5 dias para uma faixa que corta de sul a norte no Mato Grosso, todo o lado sul de Goiás e a maioria do Mato Grosso do Sul. A região Sul, e partes do Sudeste segue com chuvas fortes acima dos 30 mm”, complementa a AgResource.
Para o engenheiro agronômo Dirceu Gassen, essas condições climáticas não significam, necessariamente, uma tranquilidade maior no plantio da safra de soja. É preciso continuidade das chuvas. “É sempre importante pensar em quanto tempo essa água vai ficar no solo, porque há a transpiração e evapotranspiração natural das plantas. Em uma semana acabou acabou toda a água”, afirma. “É melhor plantar mais tarde e semear bem, do que mal mais cedo”, pondera o especialista.
De acordo com o modelo americano, há uma tendência de que, nos próximos dias, essa chuva se mantenha na região central do Brasil, tendendo a se espalhar mais nas regiões mais críticas a partir do próximo final de semana. Segundo a chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana de Almeida, a partir do dia 31 de outubro, o modelo indica que as chuvas devem ser mais volumosas, se estendendo para o norte de Minas Gerais e oeste da Bahia, ocasionando também as primeiras chuvas na região do Matopiba. Almeida também salienta que todo o sistema mostra que as condições climáticas já estão alinhadas com a Primavera e encaminhando para o Verão. Essas previsões devem ser atualizadas ao longo da semana, de forma a trazer informações mais precisas para os produtores.
Fonte: Notícias Agrícolas