Aplicar o conhecimento científico em favor da inovação e criação de novas tecnologias é o caminho para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, destacou o presidente executivo da Abramilho, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, nesta terça-feira (22), em palestra, durante o evento online “Conecta Sebrae Agrolab Amazônia”.
De acordo com Paolinelli, o Brasil e o mundo precisam conhecer o bioma Amazônico, com a Ciência sendo empregada para o desenvolvimento de tecnologias, que permitam a atividade produtiva sustentável em áreas viáveis da região. Este desafio, salientou o presidente executivo da Abramilho, só será possível com pesquisa e geração de conhecimento em rede, que combine esforços de instituições públicas [especialmente a academia e órgãos de pesquisa] e setor privado – inclusive com participação de órgãos internacionais.
Em sua fala, Paolinelli, uma vez mais, acentuou que somente a produção proveniente da agricultura tropical será capaz de atender a demanda mundial por alimentos, fibras e energia renovável prevista pela FAO. “Precisamos mobilizar a Ciência em torno desta missão.”