O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que a colheita do milho no estado avançou 0,12 pontos percentuais na semana passada e assim, foi encerrada completamente.
“Apesar da semeadura em algumas regiões do estado terem sido um pouco fora da janela ideal de cultivo do cereal, a colheita se intensificou ao longo das semanas e foi possível apontar um adiantamento de 0,82 pontos percentuais em comparação à média dos últimos cinco anos”.
Até o momento, o instituto estima a produtividade média do Mato Grosso em 107,43 sacas por hectare, patamar 3,13% menor do que as 110,91 sacas da safra 2018/19 que foi recorde. “os menores acumulados de chuva nos estágios iniciais da cultura do milho acabaram influenciando no desenvolvimento do grão em regiões como centro-sul, sudeste e oeste”.
Do lado dos preços, o relatório aponta uma valorização de 7,71% durante a última semana, fechando cotados à R$ 41,51 a saca. “O que é pertinente ao verificar o progresso do preço do cereal no estado são as demandas interna e externa aquecidas para o consumo do milho, aliadas também à sustentação dos produtores que estão bem vendidos e, por ora, freiam as negociações no mercado refletindo na relação de oferta e demanda do cereal mato-grossense e consequentemente nos preços negociados”.
Notícias Agrícolas – 25/08/2020