A colheita do ano passado atingiu um recorde de 75,1 milhões de toneladas de grãos
As exportações de grãos da Ucrânia aumentaram 21,3% em relação ao ano passado, informou a Reuters, citando o Ministério do Desenvolvimento da Economia, Comércio e Agricultura. As exportações atingiram 48,1 milhões de toneladas para a temporada 2019/2020 até agora, incluindo 18,3 milhões de toneladas de trigo, 24,6 milhões de toneladas de milho e 4,5 milhões de toneladas de cevada.
A colheita do ano passado atingiu um recorde de 75,1 milhões de toneladas de grãos, ante 70 milhões de toneladas em 2018. A Ucrânia pode exportar um recorde de 52 a 55 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, incluindo 19 a 20 milhões de toneladas de trigo, disse o vice-ministro Taras Vysotskiy.
Ainda no mercado internacional, o governo da Romênia suspendeu a maioria das exportações de grãos, oleaginosas e produtos relacionados para mercados fora da União Europeia, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O governo tomou a decisão devido ao coronavírus (COVID-19) e às crescentes preocupações com o impacto da safra de inverno devido à seca, segundo o USDA.
Em 9 de abril, o governo emitiu a Portaria Militar nº 8, que suspende as exportações da maioria dos grãos, oleaginosas e produtos relacionados para mercados de exportação fora da UE durante o estado de emergência. “O objetivo é garantir a segurança alimentar romena, em meio a temores crescentes de que os estoques de grãos e oleaginosas ficarão baixos devido às exportações”, afirmou o USDA.
De acordo com a portaria, as exportações de trigo, cevada, aveia, milho, arroz, farinha de trigo, soja, sementes de girassol, óleo de girassol, açúcar, produtos de panificação, farelo de soja e outros bolos de óleo serão suspensas durante o estado de emergência.
AGROLINK -16/04/2020