Produção de milho silagem avança no estado
Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (31) pela Emater/RS, no Rio Grande do Sul, a produção de milho silagem segue com grande potencial para a safra 2024/2025, apoiada pela alta umidade do solo, boa disponibilidade de radiação solar e noites de temperaturas amenas. As condições climáticas têm sido ideais para o desenvolvimento das lavouras, com expectativa de rendimento médio de 40.397 kg/ha em uma área de cultivo de 357.311 hectares no estado.
Os fortes ventos que atingiram o estado em 24 de outubro provocaram acamamento pontual das plantas, mas sem prejuízos significativos. Na região de Erechim, as lavouras de milho apresentam forte desenvolvimento após a aplicação de fertilizantes nitrogenados, e os produtores estão atentos ao controle da cigarrinha-do-milho, praga que tem causado danos nas lavouras de milho grão.
Na região de Santa Maria, 80% das lavouras já foram semeadas, e estão, em sua maioria, na fase de desenvolvimento vegetativo, com algumas plantas já em floração. Em Soledade, as lavouras mais precoces estão passando do estágio vegetativo para a fase reprodutiva, conforme apontaram os dados da Emater/RS.
Seane Lennon
Agrolink – 31/10/2024