Tempestades impactam agricultura no sudeste asiático e China
De acordo com o relatório “Weekly Weather”, divulgado pelo Departamento de Comércio dos EUA em parceria com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e o Departamento de Agricultura (USDA), na Ásia Oriental, a alta pressão atmosférica manteve o clima quente e seco nas áreas de cultivo de verão do leste da China no início da semana, com temperaturas próximas de 40°C. Essa condição favoreceu a maturação das colheitas. No entanto, uma mudança climática no meio da semana trouxe chuvas e temperaturas mais amenas, com precipitações acima de 25 mm em várias regiões. Embora o calor seco seja ideal para as lavouras em maturação, a umidade extra melhorou as condições do solo antes do plantio das colheitas de inverno, previsto para outubro. No oeste da China, em Xinjiang, o clima seco foi benéfico para a colheita do algodão, que mantém perspectivas de alta produtividade.
No Japão, o tempo seco ajudou a aliviar a umidade excessiva deixada pelo Tufão Shanshan no sul do país. Já na Península Coreana, chuvas intensas na fronteira entre as Coreias não aliviaram a seca no sul da Coreia do Sul e intensificaram a umidade extrema no norte.
No sudeste asiático, o Vietnã foi atingido pelas remanescentes do Super Tufão Yagi, com algumas regiões registrando mais de 600 mm de chuva, o que causou inundações em áreas de baixa altitude, mas beneficiou o cultivo de arroz e os reservatórios de irrigação. Chuvas de monções também atingiram as Filipinas, com precipitação superior a 50 mm na maior parte do país, beneficiando o cultivo de arroz e milho, mesmo com alguns períodos de seca durante a temporada. Nas regiões de cultivo de dendezeiros da Malásia e Indonésia, o clima úmido favoreceu o solo, mas atrasou os trabalhos de campo com o início da colheita principal de setembro e outubro. Além disso, as chuvas nas áreas ocidentais de Java ajudaram a irrigar a terceira safra de arroz e fortaleceram as reservas para o plantio da primeira safra, previsto para novembro.
Seane Lennon
Agrolink – 18/09/2024