La Niña gera preocupação
O USDA divulgou na segunda-feira (29/07) as condições das lavouras de milho da safra 24/25 nos Estados Unidos. Segundo os dados, 68% das lavouras estão em condições boas e excelentes, um aumento de 1 ponto percentual em relação à semana anterior. Comparado ao mesmo período do ano passado e à média dos últimos cinco anos, as lavouras norte-americanas estão 13 pontos percentuais e 5 pontos percentuais melhores, respectivamente. As informações foram divulgadas na análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Nas principais regiões produtoras do país, Iowa, Illinois e Nebraska, 77%, 76% e 74% das lavouras estão em condições boas e excelentes, superando os índices do mesmo período da safra passada. O NOAA prevê um clima mais favorável nas próximas semanas para a maior parte do Cinturão do Milho, a principal região produtora dos EUA.
No entanto, a confirmação do fenômeno La Niña para o ciclo acende um alerta para o desenvolvimento da cultura, uma vez que fatores climáticos são determinantes para a produtividade.
Seane Lennon
Agrolink – 30/07/2024