O diretor da Abramilho e presidente da Aliança Internacional do Milho (Maizall), Bernhard L. Kiep, está em missão na Ásia, na Coreia do Sul. Após dois dias de reuniões em Seul, capital do país, Kiep relatou os esforços para aproximar as autoridades locais das inovações em biotecnologia. Ele se reuniu com embaixadores do Brasil, Argentina e Estados Unidos, para discutir a estrutura dos corpos regulatórios coreanos, que incluem cinco órgãos e um grupo não governamental influente.
Assim como na Europa, a Coreia do Sul não permite o plantio e o uso de GMO (Organismos Geneticamente Modificados), embora importe anualmente dos EUA, Argentina e Brasil. A resistência é majoritariamente política e emocional, de acordo com Kiep.
“Com apoio da CropLife Asia, Corteva Agriscience, Bayer, BASF e Syngenta, foram feitas apresentações para membros do governo, destacando a trajetória e os benefícios das tecnologias GMO, mostrando todos os seus benefícios. De certa maneira, o país tem pensamentos similares à Europa, mas estamos levando informações para desmistificar algumas concepções errôneas”, explicou.
No segundo dia, Kiep participou de um congresso organizado pelo U.S. Grains Council, com mais de 130 convidados. Ele apresentou a visão geral e debateu por mais de uma hora sobre os benefícios dos GMOs.
Segundo o diretor da Abramilho, a discussão evidenciou, mais uma vez, que o principal obstáculo na Coreia é a percepção política de que os GMOs representam riscos à saúde, apesar da falta de provas.
“Mais uma vez o Brasil está unido em uma missão para mostrar os benefícios de suas tecnologias. Agradecemos imensamente ao U.S. Grains Council e as empresas que estão aqui conosco, ajudando a trazer informações científicas e confiáveis sobre o nosso agro. Na Abramilho, sempre fazemos questão de enfatizar o quanto o produtor brasileiro cuida do meio ambiente, e é importante que o mundo inteiro saiba disso, sobre o quanto somos sustentáveis”, afirmou Kiep.
A missão vai durar até o dia 17 de julho e passará pela Coreia do Sul, Malásia e Singapura.