O período da tarde do Congresso Abramilho 2024, realizado nesta quarta-feira (8), em Brasília, foi marcado por uma série de painéis estratégicos que abordaram temas relevantes para o agronegócio brasileiro, contando com a participação de autoridades e especialistas do setor.
Confira os destaques da primeira parte do Congresso Abramilho
O primeiro painel da tarde focou na segurança alimentar e no equilíbrio entre o mercado interno e externo. Paulo Molinari, da Safras & Mercado, apresentou um panorama atualizado sobre o mercado. O debate focou em temas como o abastecimento interno, previsões de safra, preços, consumo e exportação, bem como os incentivos necessários para aumentar o consumo de milho no Brasil. Participaram ainda o presidente da Cargill, Paulo Sousa; o D. representante do grupo de trabalho do milho na ABPA, Arene Trevisan; o presidente da UNEM, Guilherme Nolasco e o vice-presidente da Abramilho, Zilto Donadello.
Em seguida, no painel tecnológico, que discutiu legislações e acordos nacionais e internacionais para o crescimento da produção de milho brasileiro, estiveram presentes o diretor-substituto de departamento de sanidade vegetal do Mapa, Henrique Bley; o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima; o vice-presidente de Ciências Regulatórias da Bayer América Latina, Geraldo Berger; o gerente de Relações Governamentais e Institucionais para sementes e biotecnologia da Corteva, Pedro Palatinik; o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Syngenta, Felipe Teixeira e o mediador do painel, o jornalista, editor-executivo do Valor Econômico e head da Globo Rural, Cassiano Ribeiro. A discussão abordou temas como reavaliação de produtos, novas tecnologias, bioinsumos e legislações vigentes.
O último painel do evento contou com a presença de especialistas como o pesquisador Mauro Ozaki do CEPEA; Maria Marta da Embrapa Milho e Sorgo; e o vice presidente da APROSOJA-MS e diretor da Abramilho, André Dobashi. Foram discutidos temas como custo de produção, margem de lucro, entraves para o crédito, armazenagem e seguro rural. O debate destacou as dificuldades enfrentadas pelos produtores nesta safra, com intempéries climáticas, queda nos preços e custos de produção elevados, levando a uma análise detalhada das perspectivas para a próxima safra.
O Congresso Abramilho 2024 é um espaço de discussão e articulação estratégica para o desenvolvimento do milho e do agronegócio brasileiro, reunindo autoridades, especialistas e demais interessados em busca de soluções para os desafios do setor. Confira o evento na íntegra no YouTube da Abramilho clicando aqui.