Durante a primeira metade do Congresso Abramilho 2024, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) realizou a transição de sua presidência. Agora, Paulo Antonio Pusch Bertolini, assumirá o cargo pelo próximo triênio. A manhã do evento também foi marcada por debates e análises sobre o panorama atual e futuro do agronegócio brasileiro.
O dia começou com uma palestra de Xico Graziano, que traçou um panorama sobre o cenário do agronegócio em 2024. Ele abordou temas como as dificuldades enfrentadas pelos produtores, mudanças climáticas, cenário político, sucessão familiar e projeções para o futuro do setor.
Em seguida, o painel de abertura, mediado por Letícia Luvison, reuniu autoridades e representantes do setor para discutir como o agronegócio enfrentará os próximos três anos. Estiveram presentes no debate o presidente Abramilho, Paulo Bertolini; o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Neri Geller; o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado Federal, Zequinha Marinho e o Senador Ireneu Orth e o coordenador do agro do Sistema OcB, João Prieto. Questões como crédito e seguro rural, renegociação de dívidas, Plano Safra e armazenagem foram abordadas sob diferentes perspectivas.
A manhã também foi marcada pelo painel internacional, que abordou oportunidades para o milho brasileiro no contexto global. Questões ambientais, leis ambientais europeias, a imagem do agronegócio brasileiro e a abertura de novos mercados, especialmente na China, foram temas discutidos pelos especialistas e adidos agrícolas presentes. Participaram o diretor da Abramilho, Bernhard Kiep; o presidente da CropLife, Eduardo Leão; o diretor de relações internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte; o adido agrícola da África, José Guilherme; os adidos agrícolas da China, Jean Gouhie e Leonardo Feijó; o adido agrícola da União Europeia, Glauco Bertoldo, e o mediador do painel, jornalista e apresentador, Luiz Patroni.
O evento reservou um momento especial para homenagear o ex-ministro e ex-presidente executivo da Abramilho, Alysson Paolinelli. Além de um momento em solidariedade aos acontecimentos no Rio Grande do Sul.
O Congresso Abramilho 2024 continua no período da tarde, com mais debates, networking e contribuições para o futuro do milho e do agronegócio brasileiro.
Confira a transmissão ao vivo do evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TQ4bm8PwKXc