Os trabalhos de ensilagem de milho estão em pleno andamento em diversas regiões do Rio Grande do Sul
De acordo com o último Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), os trabalhos de ensilagem de milho estão em pleno andamento em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Na região de Soledade, a ensilagem de milho de épocas específicas está prevista para ser concluída, com excelentes produtividades e qualidade de massa. A área projetada para essa cultura ultrapassa os 24 mil hectares.
Em Erechim, a colheita já alcançou 95% da área implantada, que supera os 20 mil hectares. Em Frederico Westphalen, a colheita da safra de silagem está finalizada, restando apenas áreas em desenvolvimento vegetativo.
Em Bagé, os trabalhos de ensilagem avançaram na região da Campanha e estão quase concluídos na Fronteira Oeste. Entretanto, em Hulha Negra, os produtores enfrentam desafios devido à maior distribuição das chuvas, o que resulta em grande variação na produtividade e qualidade das silagem. As atividades implantadas em dezembro e janeiro apresentam potencial melhor, mas ainda dependem de boas chuvas para confirmar as expectativas.
Já em São Gabriel, produtores de leite e gado de corte que realizaram o plantio de milho estão ensilando, com relatos animados quanto à produtividade. A presença de grãos elevados e teor de umidade adequados devem garantir boa qualidade e perdas reduzidas.
Seane Lennon
AGROLINK – 26/02/2024