Colheita de milho atinge 58% da área no RS
A colheita de milho alcançou 58% da área implantada no Estado do Rio Grande do Sul, impulsionada pela ausência de chuvas e pelas altas temperaturas, que desenvolve para reduzir a umidade do grão no estágio final do ciclo. No entanto, segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o preço baixo continua desencorajando os produtores, uma vez que o custo de produção seja elevado nesta safra.
Na Região Noroeste do estado, observa-se que uma parcela significativa da área destinada à safra de milho safrinha foi realocada para o cultivo da soja. Isso resultou em um aumento na área de colheita de soja em relação ao projetado, ocasionando, consequentemente, a redução da área destinada ao milho.
No que diz respeito às negociações, considerando uma saca de 60 quilos, o valor médio teve uma ligeira queda de 0,13% em comparação com a semana anterior, conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no estado, passando de De R$ 52,14 para R$ 52,07.
Seane Lennon
AGROLINK -15/02/2024