Os estados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil já começaram a colheita de milho
Os estados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil já começaram a colheita de milho, com o ritmo dos trabalhos superando o mesmo período do ano anterior. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou a edição de janeiro do Análise CNA, um boletim mensal de inteligência de mercado que fornece informações e dados cruciais para os produtores rurais em seu cotidiano.
As perspectivas para a primeira safra de milho indicam produtividades menores na maior parte do país, exceto na região Sul. Além das questões climáticas, a reflexão de previsões e doenças aumentadas, prejudicando o desenvolvimento das atividades.
Enquanto a semeadura da safrinha está em andamento, o ritmo dos trabalhos será determinado pelo avanço da colheita da soja e pelas condições climáticas. Chuvas abundantes têm dificultado a entrada de maquinário no campo, mas, até agora, os trabalhos estão adiantados em comparação com a safra anterior.
Apesar do atraso na semeadura da soja e das preocupações com a janela para a safrinha, as projeções já apontam para uma produção total de milho menor que a safra anterior, devido à redução da área plantada. A falta de margem de lucro para o milho ao longo de 2023 tem deixado os produtores hesitantes quanto a investir ou não na cultura.
Seane Lennon
AGROLINK – 07/02/2024