Cenário é atribuído à maior disponibilidade do cereal no mercado interno, resultante do atraso na comercialização.
Segundo dados divulgados pelo Instituto de Economia Agropecuária do Estado (Imea), o preço do milho disponível em Mato Grosso tem registrado um aumento constante desde o início de 2024. Na semana encerrada em 26 de janeiro, as cotações alcançaram uma média de R$ 40,35 por saca, representando um acréscimo de 4,61% em comparação com o mesmo período de dezembro de 2023.
Contudo, apesar desse aumento mensal, as cotações permanecem aquém das expectativas do mercado, uma vez que o preço atual está 36,02% inferior em relação à mesma semana de janeiro de 2023. Esse cenário é atribuído à maior disponibilidade do cereal no mercado interno, resultante do atraso na comercialização.
Para as próximas semanas, os produtores de milho em Mato Grosso são aconselhados a ficar atentos às oscilações nas cotações da CME-Group, pois este mercado é um dos principais referenciadores de preços e pode sofrer alterações significativas conforme os resultados produtivos da safra 2024/2025 nos Estados Unidos. As informações são do boletim semanal do Instituto de Economia Agropecuária do Estado (Imea).
Aline Merladete
AGROLINK – 30/01/2024