A colheita destinada à confecção de silagem de planta inteira alcançou 25% dos cultivos
Segundo o Informativo Conjuntural, a área plantada de milho silagem atingiu aproximadamente 80% da projeção total para a Safra 2023/2024. Concomitantemente, a colheita destinada à confecção de silagem de planta inteira alcançou 25% dos cultivos. Neste momento, 20% das lavouras estão prontas para o corte, 24% encontram-se em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, e 31% estão entre floração e enchimento de grãos. Para esta safra, está prevista uma área cultivada de 364.291 hectares, com uma produtividade estimada de 39.088 kg/ha.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, 60% da colheita de milho silagem já foi concluída, enquanto os 40% restantes estão na fase de grãos imaturos. A produtividade média alcançada nessa região está em torno de 35.000 kg/ha.
Já na região de Soledade, encontra-se em andamento o processo de ensilagem do milho plantado em outubro, na fase intermediária, que apresenta um potencial produtivo superior ao milho plantado anteriormente. Novas semeaduras foram realizadas após a colheita do tabaco e em sucessão ao milho grão.
Seane Lennon
AGROLINK – 11/01/2024