El Niño e OMJ podem levar a safra agrícola menor em 2024
Previsão Agroclimática para Janeiro de 2024
À medida que o Brasil se encaminha para o mês de janeiro de 2024, as condições climáticas apresentam um cenário de incertezas no campo. Tradicionalmente um dos meses mais chuvosos, dezembro de 2023 mostrou uma realidade diferente em diversas regiões do país, especialmente em Minas Gerais, Goiás e Tocantins de acordo com a análise do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues..
“Este panorama climático atípico não apenas trouxe a nona onda de calor do ano mas também está afetando significativamente as lavouras do Brasil. Consultorias especializadas já estimam uma redução de até 5% na safra agrícola nacional, com a soja de Mato Grosso enfrentando um cenário ainda mais severo, com perdas estimadas em 20%. Este impacto climático está refletindo diretamente nos preços da soja no mercado”, afirma o especialista.
“À medida que janeiro se aproxima, a expectativa é de que o El Niño persista, embora esteja caminhando para uma neutralidade climática. Este fenômeno, juntamente com a Oscilação Madden-Julian (OMJ), promete influenciar significativamente as condições de chuvas no Brasil. A previsão indica que as temperaturas ficarão entre +1 e +2°C acima da média na maior parte do país, com algumas áreas experimentando aumentos de até +3°C.”, continua
“A projeção das chuvas para janeiro de 2024 mostra um quadro mais diversificado, com algumas regiões como Mato Grosso, Goiás e MATOPIBA esperando chuvas acima da média, enquanto outras como Paraná, São Paulo e partes do norte podem enfrentar chuvas abaixo do normal”, preve o especialista.
“Diante desse contexto, é crucial entender como essas condições climáticas podem afetar as lavouras de verão, incluindo algodão, arroz, milho e soja, em diferentes estágios de desenvolvimento e em diversas regiões do país. A análise detalhada dos impactos agroclimáticos fornecerá insights valiosos para os agricultores, ajudando-os a tomar decisões informadas para proteger e otimizar suas colheitas durante este período”, explica Rodrigues.
Chuvas de Dezembro 2023
O mês de Dezembro é caracterizado como um dos meses mais chuvosos em alguns setores do país, especialmente sobre Minas Gerais, Goiás e Tocantins. No mês de transição da primavera para o verão, é comum a presença do corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que nesta temporada ainda não deu as caras.
A ZCAS é um sistema meteorológico que provoca chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil durante o verão, determinando boa parte do regime anual de chuvas sobre essa região.
Fenômenos climáticos como o El Niño e a La Niña também podem interferir na formação do sistema. De maneira geral, o El Niño – condição pela qual estamos passando – pode dificultar a organização da ZCAS, enquanto a La Niña pode colaborar.
Deste modo, no mapa de anomalia de precipitação evidencia a falta de chuvas (áreas em laranja), justamente nessa região mais central do país, com destaque para os estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais. Isso pode ser atribuído, também, à não formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), como reflexo da influência do El Niño.
Por outro lado, neste mesmo período, áreas da região sul, nordeste do nordeste e sobre o estado do Amazonas, as chuvas foram ligeiramente acima da média, poucas áreas tiveram registros muito acima da média.
Seane Lennon
AGROLINK – 28/12/2023