Vá a qualquer reunião de técnicos de milho e a questão da densidade populacional provavelmente estará nas rodas de conversa
Vá a qualquer reunião de técnicos de milho e a questão da densidade populacional provavelmente estará nas rodas de conversa. No entanto, apesar de toda a troca de informações e experiências, quanto você realmente sabe? Você tem certeza de que está usando a população correta? Muitos especialistas argumentam que a melhor população de plantas depende muito do ano e não é possível determinar isso com antecedência, o que faz todo sentido. Todavia, é sempre bom refletir sobre este tema para você tome a decisão de maneira bem fundamentada ao planejar sua lavoura. Lembre-se de que a população de plantas afeta dois outros componentes do rendimento: grãos por espiga e peso de grãos.
À medida que você aumenta a população de plantas, cada um desses outros fatores tende a diminuir. Isso é esperado, pois o aumento da população causa maior competição entre plantas. Mas qual o impacto que isso tem no rendimento depende muito do ambiente e do clima. Isso torna difícil estimar a população de plantas ideal.
Nos anos 80, a população de milho adotada por muitos produtores era de pouco menos de 40 mil plantas por acre. Hoje as populações adoptadas são bem maiores. Vem ocorrendo um aumento gradual e lento ao longo dos anos para esta prática cultural.
O aumento da população está provavelmente ligado a um aumento lento, mas constante na tolerância ao stress entre os híbridos, graças ao bom trabalho dos melhoristas desta espécie.
Então qual a população ideal? Muitos recomendam populações entre 50 e 65 mil plantas/ha. Deve-se lembrar de que se durante o ciclo da lavoura for muito nublado, a luz solar se torna limitante para a produção e assim uma população menor tende a gerar maiores rendimentos. Se por outro lado o ciclo do milho for em condições de pouca nebulosidade durante o período diurno a população ideal tende a ser maior.
Lembre-se que cada híbrido também tem sua população ideal, por eles diferem em arquitetura de planta, taxa fotossintética e outras características ligadas a fisiologia – a fotossíntese.
Lembre-se ainda de que sua população final alvo não será sua taxa de semeadura, pois a percentagem de emergência do seu híbrido não é de 100%.
AGRICULTURA A A Z
Agrolink – 28/11/2023