O produtor americano tende a plantar soja, em função da maior rentabilidade sobre o milho
O produtor americano tende a plantar soja, em função da maior rentabilidade sobre o milho, conforme dados da análsie da Grão Direto. Em um cenário onde o plantio de soja é favorecido, já levando em consideração a redução de área e produtividade do milho segunda safra no Brasil por conta da janela de plantio, poderá resultar em valorização ao longo do tempo.
Javier Milei é eleito na Argentina. Sua vitória pode impactar o mercado de milho brasileiro, visto sua defesa por políticas que deixarão o mercado de exportação argentino mais competitivo e acessível ao produtor local, trazendo mais concorrência para o Brasil.Onda de calor matou aves em granjas no Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Casos de morte de aves por conta das altas temperaturas têm se tornado frequentes e podem causar efeitos na demanda regional pelo milho.
O mercado físico segue parado, mas não desaquecido, visto que há compradores, mas com vendedores relutantes para vender. A originação para exportação está difícil e isso está fazendo com que os indicativos de compra aumentem para cobrir essa necessidade, abrindo assim, nos próximos dias, uma boa janela de comercialização do grão disponível. É necessário reforçar que o aviso para retirada do grão do armazém está próximo, tendo um respiro a mais devido ao atraso da safra de soja.
O milho poderá subir no mercado físico, precificando os fatores limitantes apresentados.
Seane Lennon
AGROLINK – 27/11/2023