A movimentação no mercado foi impulsionada principalmente pela retração de vendedores
Nos últimos dias, os preços internos do milho registraram um novo aumento, atingindo os níveis observados em maio deste ano, em termos nominais. Essa movimentação no mercado, identificada pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), é impulsionada principalmente pela retração de vendedores. Estes estão atentos aos possíveis impactos climáticos no avanço da semeadura da safra de verão e às exportações em alta.
De acordo com análises do Cepea, a reação do mercado de milho é resultado da conjunção de fatores, com os vendedores adotando uma postura cautelosa diante das incertezas climáticas que podem afetar a produção. Este cenário tem reflexos nas negociações, tornando-as pontuais e gerando um ambiente de expectativa em relação ao desenrolar da safra e possíveis necessidades de liberação de armazéns por parte dos produtores.
Na frente da demanda, observa-se uma atividade mais intensa por parte de muitos consumidores no mercado nacional, embora uma parcela destes adote uma postura de espera, monitorando o progresso da safra e avaliando possíveis necessidades futuras de liberação de armazéns ou de ajustes financeiros.
Aline Merladete
AGROLINK – 20/11/2023