Dentro da UE, não há opções financeiras claras para reduzir o custo de transporte de grãos na Ucrânia
A Comissão Europeia não tem dinheiro imediato no orçamento e nenhuma maneira clara de ajudar a financiar os custos extras de transporte que as exportações ucranianas de grãos enfrentarão com o fim do acordo do Mar Negro, disseram fontes à Reuters, deixando uma oportunidade para Moscou lucrar. A Rússia desistiu de um acordo de grãos liderado pela ONU no Mar Negro neste mês, que permitia a passagem segura de cargueiros ucranianos carregados de cereais, oleaginosas e trigo para chegar aos mercados globais. A Rússia já prometeu grãos grátis a alguns clientes africanos da Ucrânia.
A Ucrânia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, agora terá que depender quase inteiramente de rotas caras através da União Europeia e a artéria alternativa mais barata, o rio Danúbio, pode não ser capaz de expandir seu volume tanto quanto o esperado após os bombardeios. O Fundo Monetário Internacional estimou um aumento de 10 a 15% nos preços globais dos grãos como resultado. A Rússia já prometeu grãos grátis a alguns clientes africanos da Ucrânia.
A Ucrânia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, agora terá que depender quase inteiramente de rotas caras através da União Europeia e a artéria alternativa mais barata, o rio Danúbio, pode não ser capaz de expandir seu volume tanto quanto o esperado após os bombardeios.
O Fundo Monetário Internacional estimou um aumento de 10 a 15% nos preços globais dos grãos como resultado.
No entanto, não há um caminho claro, disseram as fontes. “Ainda não encontramos uma solução para apoiar o transporte de grãos. As pessoas estão coçando a cabeça desde o ano passado”, disse uma fonte com conhecimento das discussões da Comissão. “Muitos esforços já foram feitos para simplificar o sistema.”
A carta também pedia que as Solidarity Lanes fossem expandidas em 1-1,5 milhão de toneladas por mês através de “corredores verdes”, incluindo o Mar Adriático, os Estados Bálticos, a Alemanha e a Holanda.
Uma fonte diplomática disse que o dinheiro estava muito curto e fundos substanciais só poderiam vir após a revisão orçamentária de meio-termo, que pode levar vários meses para ser concluída, mesmo com a colheita de milho do outono se aproximando. Um porta-voz da Comissão confirmou o recebimento da carta e disse que “estamos avaliando esses pedidos e responderemos no devido tempo”.
Uma das questões é a proibição temporária das importações de grãos ucranianos para cinco países vizinhos da UE. Os cinco estados estão pressionando por uma extensão além de 15 de setembro. A Polônia é veementemente contra a permissão de grãos ucranianos em seu mercado e disse que está buscando um acordo de proibição flexível.
Estes países receberam alguns fundos compensatórios da Comissão para os seus agricultores que foram duramente atingidos pelo súbito afluxo de cereais adicionais durante o ano passado.
No entanto, a resistência está crescendo, disse uma segunda fonte diplomática, já que alguns estados não veem valor em pagar pelo custo extra de transporte por causa dessa proibição.
ROTAS ALTERNATIVAS
A UE suspendeu as tarifas e criou as Solidarity Lanes em maio do ano passado e a Comissão, com outros credores, alocou 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão) que ainda estão sendo desembolsados para aliviar gargalos logísticos e reduzir alguns custos.
Quanto à compensação direta no transporte, a Comissão não sabe como ajudar. “Não temos ferramentas e a quem dá esse dinheiro? Há também uma questão de concorrência… Não é papel da Comissão fornecer seguros (de transporte). Os Estados podem dar garantias mas não há discussões conclusivas”, disse a fonte com conhecimento de causa. das discussões da Comissão acrescentou, referindo-se aos custos extras incorridos devido ao risco de guerra.
No ano passado, a Ucrânia movimentou 60% de suas exportações pelas Vias de Solidariedade e 40% pelo Mar Negro graças ao acordo. Do volume transportado através dos países vizinhos da UE, cerca de dois terços deslocam-se ao longo do delta do rio Danúbio, em grande parte através da Roménia, que é também o corredor mais eficiente e barato.
Na segunda-feira, a Rússia bombardeou alguns portos e silos ucranianos no Danúbio. Isso diminuiu as esperanças da UE de aumentar o volume transportado pelas Vias Solidárias de cerca de 3 milhões de toneladas por mês para 5-5,5 milhões de toneladas por mês até o final do ano, com o Danúbio respondendo por até 4 milhões. “Ainda estamos avaliando os riscos e danos”, disse a mesma fonte. Outra opção promovida pela Lituânia seria um corredor báltico, mas envolve duas mudanças de bitola ferroviária, adicionando ainda mais custos.
No total, cerca de 45,5 milhões de toneladas de exportações agrícolas ucranianas, das quais 41 milhões em grãos, passaram pela UE e pela Moldávia entre maio de 2022 e junho deste ano.
REUTERS
Agrolink – 27/07/2023