A produção de trigo deve cair 19 milhões de toneladas
A produção mundial total de grãos (trigo e grãos grossos) no ano comercial de 2023-24 deve aumentar 2% em relação ao ano anterior, para um recorde de 2,297 bilhões de toneladas, de acordo com o relatório mensal do Conselho Internacional de Grãos (IGC). Relatório do mercado de grãos divulgado em 20 de julho. Os números atualizados para milho e sorgo, vinculados principalmente à maior área plantada nos EUA, foram os principais impulsionadores da revisão para cima, disse o IGC.
O IGC vê a produção global de milho subindo 9 milhões de toneladas em relação à projeção do mês passado e 64 milhões de toneladas em relação ao ano anterior, atingindo 1,22 bilhão de toneladas na atual campanha de comercialização (julho-junho). “O consumo também é recorde, com alta de 2% no geral, com ganhos em rações, alimentos e usos industriais”, observou o IGC. “Prevê-se que as transferências diminuam pelo sétimo ano consecutivo, com queda de 2% em relação ao ano anterior, em 581 milhões de toneladas, principalmente em estoques menores de trigo, mas com os estoques de cevada também caindo para quase três décadas de baixa.”
A produção de trigo deve cair 19 milhões de toneladas ano a ano, enquanto a cevada deve cair 9 milhões de toneladas, disse o IGC. As expectativas do Conselho para a produção de soja em 2023-24 são reduzidas em 2 milhões de toneladas em relação ao ano anterior, principalmente em um número rebaixado para os Estados Unidos, alimentando perspectivas marginalmente mais baixas de consumo e estoques, embora com ambos definidos para aumentar significativamente no ano a ano.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 20/07/2023