Empresas acreditam que o agro precisa de mais recursos
A fintech de crédito rural Nagro e a gestora de recursos Oikos Capital se uniram para criar o Nagro Oikos Fiagro buscando investir nos pequenos e médios produtores brasileiros. De acordo com as empresas, estará disponível um fundo de R$ 200 milhões para financiar pequenos e médios produtores, em 25 estados, com mais de 60 tipos de culturas atendidas.
“A oportunidade de crédito no agro hoje está concentrada no pequeno e médio produtor, que representam mais de 80% das áreas produtivas do país. A Nagro construiu nos últimos anos as soluções financeiras para conectá-los ao crédito, com tecnologia e a melhor experiência no setor”, destaca Gustavo Alves, CEO e fundador da Nagro.
As empresas estimam que serão liberados R$ 750 bilhões de crédito por ano para os produtores rurais no país. No entanto, elas acreditam que esse valor é insuficiente. “No atual momento de ciclo de juros e crédito no Brasil é importante para os investidores terem a segurança de que os processos de análise de risco são feitos de forma diligente, bem estruturados e com acompanhamento transparente para estarem expostos às oportunidades do setor, capturando bons prêmios”, diz Renato Mendes, sócio da Oikos Capital.
“As conexões que existem no ecossistema Oikos estimulam a geração de oportunidades, sinergias e ideias. Provocamos, conectamos e ajudamos a estruturar as bases de projetos que serão promissores para todas as partes envolvidas”, indica a Oikos em seu site oficial. “Somente quem é produtor entende o dia a dia do setor que puxa o crescimento do Brasil. Nós sabemos os obstáculos que nós, produtores, enfrentamos para produzir em nosso país. É assim que criamos uma solução que alia tecnologia e relacionamento para melhorar as condições de financiamento do agronegócio”, conclui.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 12/04/2023