Representantes de produtores de milho brasileiros participam entre os dias 2 e 6 de abril de missão com a Organização Mundial do Comércio (OMC) na Europa. A delegação de agricultores da Maizall, Aliança Internacional do Milho que integra Brasil, Argentina e Estados Unidos, tem reuniões agendadas em Genebra, na Suíça, e em Paris, na França. O objetivo é compartilhar conhecimento, informações, inovações tecnológicas e também abordar questões de barreiras comerciais em relação à inovação agrícola.
Participam da comitiva, o presidente da Maizall Federico Zerboni, e os integrantes da entidade, Manuel Ron, John Linder, Darren Armstrong, Benno van der Laan e os diretores da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Paulo Bertolini e Bernhard Kiep .
Agenda da comitiva
A segurança alimentar no mundo está entre os temas mais relevantes da agenda em Genebra, com 11 reuniões entre representantes dos países-membros da OMC.
Em Paris, a delegação participará de reuniões com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de um workshop com a Associação Francesa de Produtores de Milho. Eles farão ainda uma visita a campo, para conhecer uma fazenda experimental francesa.
Entidades envolvidas
A Maizall é uma aliança entre associações de produtores de milho da Argentina, Brasil e os Estados Unidos, países que cultivam 50% de todo o milho do mundo e 70% do excedente exportável do planeta. Pelo Brasil, participa da aliança a Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho). Dos Estados Unidos são duas associações: a The U.S. Grains Council e a NCGA – National Corn Growers Association. Quem representa a Argentina é a Maizar, Associaón Maíz y Sorgo Argentino.