A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) protocolou na última semana (16), um ofício para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, solicitando que durante a missão presidencial à China, três temas sejam abordados com as autoridades do país: a sincronia na aprovação de eventos de Organismo Geneticamente Modificado (OGM), a abertura do mercado chinês para a exportação de sorgo e também do farelo de milho (DDG).
Fávaro havia comunicado que adiantaria sua viagem ao país asiático para esta semana, antes da chegada do presidente Lula — prevista para o dia 28. Dessa forma, a Abramilho fez um pedido detalhado ao ministro para incluir nas pautas debatidas os temas de interesse do setor.
O diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira, destaca a importância do diálogo entre ambas as nações. “Missões internacionais são essenciais para abertura de novos mercados. A ida do ministro e do Presidente ao país Chinês é o caminho para construção de relações sólidas e de grande importância para o agro”.
Em documento, a entidade falou da importância de um amplo acordo de cooperação em biotecnologia agrícola para alimentar populações em crescimento e reduzir o impacto ambiental da agricultura. Além disso, o ofício solicita a conclusão de protocolo fitossanitário e abertura de novos mercados entre Brasil e China para incentivo e estabilidade de toda a cadeia produtiva.
O ofício pode ser acessado na íntegra aqui.
Exportação de Sorgo e Farelo de Milho