São Paulo, 15/03/2023 – A Portos do Paraná informou, em nota, que os portos de Paranaguá e Antonina estão “em atendimento e operação”. “Tanto a descarga de caminhões e vagões, quanto o carregamento dos navios pelos portos de Paranaguá e Antonina seguem normalmente”, disse a empresa. A Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep) disse, em nota, que os problemas de interdição em estradas do Paraná, em especial na ligação Curitiba-Paranaguá via BR-277, devem causar prejuízo ao agronegócio estadual. Considerando apenas a logística da soja, o gasto extra caso o escoamento tenha que ser feito pelo Porto de Santos (SP) pode passar de R$ 600 milhões, segundo cálculo do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema Faep/Senar-PR.
A projeção leva em conta um cenário de interrupção total da BR-277, única estrada que comporta o tráfego de cargas pesadas até o Porto de Paranaguá e interditada de forma total ou parcial. Neste caso, a produção teria que sair por outro complexo portuário. O frete de caminhão de sete eixos, com capacidade para 57 toneladas, custa R$ 4,86 por saca no trajeto Cascavel-Paranaguá, que totaliza 600 quilômetros, segundo a estimativa da federação. Já no itinerário Cascavel-Santos, com distância de 1 mil quilômetros, o frete sai por R$ 7,73 por saca, conforme a Faep.
A nota informa ainda que, nesta terça-feira (14), 16 navios estavam atracados nos portos de Paranaguá e Antonina. “Desses, dois operam contêineres; cinco descarregam granéis sólidos de importação; um carrega açúcar em saca; um leva pellets de madeira; três granéis líquidos, e outros quatro carregam granéis de exportação (açúcar, milho, farelo de soja e soja em grão)”, disse a Portos do Paraná. Considerando todos os segmentos, outras 14 embarcações estão programadas para atracar na sequência. Ainda de acordo com a nota, ao largo, 56 navios esperam para operar nos portos paranaenses. Noventa e seis embarcações são esperadas até 24 de abril para carregar ou descarregar em todos os segmentos de carga.
Conforme a nota da Portos do Paraná, nesta semana, em média, cerca de 1.300 caminhões/dia foram recebidos no pátio público de triagem, local onde os transportadores aguardam antes de seguir para descarregar os granéis sólidos de exportação no Porto de Paranaguá. Ainda de acordo com a empresa, durante as 24 horas de ontem (13), foram 1.561 caminhões recebidos, carregados, principalmente, com soja, mas também milho e farelo de soja.
Leticia Pakulski – leticia.pakulski@estadao.com
BroadcastAgro – 15/03/2023