São Paulo, 15/02/2023 – O governo de Santa Catarina anunciou, hoje, investimentos de R$ 114,7 milhões para aumentar a produtividade nas lavouras e a diversificação de culturas no Estado. Conforme nota da Secretaria de Agricultura, os recursos – 37% acima do destinado no ano passado – serão liberados no âmbito do programa Terra Boa, a fim de apoiar a aquisição de sementes de milho, de calcário e kits para melhoria de pastagens e do solo, além do incentivo à apicultura, à meliponicultura (criação de abelhas nativas) e ao cultivo de cereais de inverno.
O programa vai incentivar a aquisição de 200 mil sacas de sementes de milho; 430 mil toneladas de calcário; 4.500 kits forrageira; 1.200 kits apicultura; dois mil kits solo saudável e apoiará o cultivo de até 10 mil hectares de cereais de inverno, que serão destinados para a produção de ração animal.
Um dos maiores objetivos do Terra Boa, diz a nota, é incentivar a produção de milho em Santa Catarina para abastecer as cadeias produtivas de carnes e leite. “O Estado é um dos maiores importadores do grão no Brasil e a intenção é diminuir essa dependência externa e os custos de produção de proteína animal”, acrescenta.
Com o Terra Boa, o agricultor pode acessar sementes de milho de alto valor genético, o que gera um rendimento maior por hectare plantado. Cada produtor pode receber até cinco sacos de semente e devolverá em equivalente de sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita. A variedade da semente e o nível tecnológico definem a proporção de troca.
Outro objetivo é estimular o cultivo de cereais de inverno destinados à fabricação de ração. Cada agricultor receberá R$ 350 por hectare efetivamente plantado, num limite de até 10 hectares.
BroadcastAgro – 15/02/2023