Portos do país são fundamentais no “Corredor do Mar Negro”
Dois fortes terremotos de magnitude 7,8 (na escala Richter) e dezenas de tremores secundários atingiram a Turquia em um curto espaço de tempo, com menos de 24 horas. Os eventos de
tremores de terra provocaram até agora mais de cinco mil mortes e grandes danos a diversas regiões do país – incluindo portos e algumas instalações industriais.
Uma questão que passou a ser levantada é se esses terremotos e suas consequências vão afetar a exportação de grãos do Leste Europeu, principalmente de grandes produtores mundiais como a Rússia e Ucrânia. A dúvida surge uma vez que a Turquia tem papel fundamental no escoamento desse produtos agrícolas desde a criação do chamado “Corredor do Mar Negro”, um acordo que protege a livre passagem das mercadorias para o Ocidente.
Na manhã da última segunda-feira, 6 de Fevereiro, o segundo grande tremor de terra provocou um incêndio em contêineres no porto de Hatay. O forte incêndio na cidade portuária turca de Alexandria, no sudeste do país, queimou várias mercadorias e gerou uma grande coluna de fumaça na região, de acordo com o jornal Sabah.
O Ministro da Energia e Recursos Naturais, Fatih Donmez, advertiu que os terremotos tinham causado “graves danos” às infraestruturas energéticas do sudeste do país. Segundo ele, os fornecimentos de gás e eletricidade foram danificados, embora dois importantes oleodutos e uma central nuclear não tenham sofrido danos significativos.
De acordo com a Consultoria AgResource Brasil, o devastador terremoto no sul da Turquia “não causou nenhum atraso nas inspeções ou embarques de grãos no Mar Negro. No entanto, isso pode atrasar futuros pedidos de grãos turcos até que se saiba mais sobre os danos financeiros e estruturais à Turquia”.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 07/02/2023