Cotações brasileiras poderão ter uma semana de desvalorização em relação à semana anterior, prevalecendo a queda da demanda externa
De acordo com a previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá chuvas volumosas para todo o Brasil. Esse cenário será favorável para as lavouras em desenvolvimento, mas pode atrasar o plantio da safrinha 2023 diante do atraso na colheita da safra atual de soja. Para a Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) sinaliza a continuidade de chuvas mais volumosas em boa parte do cinturão produtor. Caso todas essas condições se confirmem, poderá haver contínua melhora nas condições das lavouras.
Conforme a análise Ruan Sene, analista de mercado da Grão Direto. nos EUA, o mercado já começa a olhar a expectativa de área para plantio do milho e soja. A safra norte-americana tem como diferença da brasileira o fato de plantar o milho e a soja em uma única safra durante o ano, então, as culturas competem por área de plantio. Visto que o milho apresenta patamares melhores na relação custo/retorno, pode-se esperar então um aumento na área dedicada ao plantio de milho.
Sendo assim, as cotações brasileiras poderão ter uma semana de desvalorização em relação à semana anterior, prevalecendo a queda da demanda externa.
Aline Merladete
AGROLINK – 30/01/2023