Previsão de produção da safrinha foi estimada em 101,3 milhões de toneladas
A produção de milho verão de primeira safra do Brasil em 2022/23 deve chegar a 29,6 milhões de toneladas, apontou a Agroconsult nesta quarta-feira, 11 de Janeiro. O número foi divulgado na entrevista coletiva de lançamento da 20ª edição do Rally da Safra.
Na comparação com o ciclo anterior, há uma projeção de aumento de 3,6 milhões de toneladas ante a produção observada em 2021/22, que foi de ante 26 milhões de toneladas. A Agroconsult estima área plantada de verão no País de 5,37 milhões de hectares, contra 5,42 milhões de hectares em 2021/22.
Segundo o coordenador-geral da expedição, André Debastiani, enquanto o Rio Grande do Sul já tem perdas “irreversíveis” devido a um período seco em dezembro, no restante dos Estados produtores de milho verão o potencial produtivo é bom. O plantio de milho de segunda safra deve atingir 17,5 milhões de hectares, superando os 16,8 milhões de hectares em 2021/22, segundo a Agroconsult.
Ainda de acordo com a Agroconsult, a previsão de produção de inverno do Brasil foi estimada em 101,3 milhões de toneladas. Essa previsão aumenta em 9 milhões de toneladas a colheita de milho de segunda safra (popularmente chamada safrinha), que foi de 92,3 milhões de toneladas na temporada anterior.
Ainda segundo o coordenador da expedição, é possível que seja revista para baixo a estimativa de plantio de segunda safra no País devido aos atrasos no plantio da soja no leste de Mato Grosso e oeste do Paraná. “Quando a gente olha os estímulos de mercado, eles existem. Caso produtor consiga, vai plantar”, conclui Debastiani.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 12/01/2023