São Paulo, 13/12/2022 – O Banco do Brasil desembolsou até dia 7 de dezembro, em 110 dias úteis da safra 2022/23, iniciada em julho, mais de R$ 100 bilhões em crédito rural. O montante é 31% superior ao liberado em igual período do ano passado. Também representa metade dos R$ 200 bilhões anunciados no fim de junho pelo presidente da instituição financeira, Fausto Ribeiro, para toda a temporada 2022/23, que termina em junho do ano que vem. Os recursos foram distribuídos por meio de mais de 330 mil operações em 4,9 mil municípios de todas as regiões do País, sendo 240 mil transações, ou 73% do total, para pequenos e médios produtores atendidos pelos programas Pronaf e Pronamp.
O BB observou também crescimento da ordem de 64% do montante liberado para o custeio da safra – compra de insumos como sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas -, alcançando R$ 61 bilhões.
Destacou, no comunicado, que o resultado reflete não só a oferta de crédito, mas a “atuação próxima” aos pequenos produtores, em mais de 700 eventos com o “Circuito de Negócios Agro”, “Circuito de Treinamentos Agro” e “Feiras Agro”, treinamentos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a criação do podcast BBcast Agro, que superou 6,7 milhões de visualizações em várias plataformas.
“O volume recorde de desembolsos é resultado do protagonismo do agronegócio no Banco do Brasil reforçado por uma estratégia robusta de ampliação dos negócios na cadeia produtiva do agro, simplificação de processos e proximidade com os clientes, em especial pequenos e médios produtores e pecuaristas”, afirma na nota o vice-presidente de Agronegócios, Empréstimos e Financiamentos do BB, Renato Naegele.
Ribeiro chamou a atenção para o trabalho da instituição de financiar a atividade agropecuária considerando boas práticas de preservação ambiental, indo além do previsto na legislação nacional. “O produtor rural já tem contado com o BB para que as práticas socioambientais estejam ainda mais presentes em sua cadeia produtiva”, diz Ribeiro.
Broto – A plataforma digital Broto, que recentemente ganhou o status de empresa e vem ampliando seus serviços, já contabiliza R$ 2,3 bilhões em negócios realizados, mais de 5 mil produtos para comercialização e 1,2 milhão de acessos. O ambiente virtual criado há dois anos conta com oferta de produtos, simuladores de financiamento, artigos sobre temas variados, podcasts diários e conteúdos audiovisuais. Recentemente, a plataforma passou a contar com aplicativo próprio.
Clarice Couto – clarice.couto@estadao.com
BroasdcastAgro – 13/12/2022