A comercialização de milho catarinense também acumula estoques. “Mercado local em Santa Catarina segue praticamente parado, porque os compradores continuam se abastecendo no Centro- Oeste do Brasil ou de milho paraguaio (mais ao oeste), que são mais competitivos. Há ofertas em algumas regiões do estado, mas com preços bem acima do que aquelas conseguidas pelos compradores em outras regiões do país, de modo que o mercado local não anda”, completa.
O plantio da safra de verão do Paraná atinge 67%. “Novamente alguns negócios no Oeste, desta vez a R$ 87/saca, tomados por algumas granjas, mas também por empresa grande. Exportação com forte movimento nesta terça- feira: estima-se que tenham sido negociadas 10.000 toneladas na Ferrovia, em Maringá, com entrega imediata e pagamento no final de janeiro a R$ 89/saca.
O plantio da safra de verão de milho 2022/23 do Paraná atingia, até ontem, 67% da área total estimada no Paraná, em comparação com 58% na semana anterior. Do total de 67% plantado, 93% das lavouras apresentam boa condição (95% na semana anterior), e 7% estão em situação média (5% na semana anterior). As lavouras estão nas seguintes fases: 22% em germinação (28% na semana anterior) e 78% em desenvolvimento vegetativo (72% uma semana antes). A colheita do milho de inverno no Paraná da safra 2021/22 está praticamente concluída”, conclui.