Representantes da Abramilho destacaram em coletiva à imprensa do Global Agribusiness Forum, nesta terça-feira (12), a relevância do milho no desafio de garantir a segurança alimentar global, bem como o papel cada vez mais evidente do grão para geração de energia renovável, por meio, por exemplo, de seu uso para fabricação de etanol.
Cesario Ramalho [presidente institucional], Paulo Bertolini [diretor e presidente da Aliança Internacional do Milho] e Sérgio Bortolozzo [do conselho consultivo e presidente do Conselho do GAF] representaram a Abramilho na oportunidade.
Ramalho mencionou a importância do milho como principal insumo para o setor de carnes, pontuando que a demanda por proteína animal em nível mundial só cresce, o que, inevitavelmente, demandará mais volumes do grão. No âmbito da geração de energia a partir do milho, o presidente institucional da Abramilho citou, claro, o etanol, e lembrou também do DDG, resíduo do grão usado para fabricação do biocombustível, que apresenta elevado valor proteico e vem sendo utilizado para alimentação animal.
Bertolini, por sua vez, pontuou o papel estratégico da Aliança Internacional do Milho [Maizall], que reúne entidades representativas de produtores do grão do Brasil, Argentina e Estados Unidos. Juntos, os três países respondem por cerca de 70% da produção global de milho. “A despeito de sermos concorrentes, temos como agenda institucional, sobretudo trabalhar por um comércio mundial mais livre, com menos barreiras protecionistas, bem como fomentar a expansão da biotecnologia agrícola em favor de ganhos de produtividade, redução dos custos agrícolas e consequentemente dos alimentos.”
Já Bortolozzo ressaltou que a realização do GAF neste momento é de enorme importância, devido ao desafio latente do mundo em discutir caminhos para segurança alimentar em meio ao pós-pandemia e a eclosão da guerra no Leste Europeu. “E, neste enredo, incorpora-se, claro, a questão das mudanças climáticas e da busca pelo desenvolvimento sustentável, temáticas que precisam ser discutidas de maneira integrada com a produção mundial de alimentos e energia.”
*O GAF acontece dias 25 e 26 de julho em São Paulo (SP). Informações: https://www.globalagribusinessforum.com/