SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de soja do Brasil devem alcançar 12,02 milhões de toneladas em abril, estimou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta quarta-feira, com uma elevação de 906 mil toneladas em relação à expectativa da semana passada.
O volume, no entanto, ainda representa queda quando comparado ao recorde de 15,67 milhões de toneladas registrado no mesmo mês de 2021.
Nesta temporada, houve um ritmo de vendas externas mais firme nos meses de janeiro e fevereiro, no comparativo anual, mas a disponibilidade de grãos para embarque em geral é menor devido à quebra de safra causada pela seca no Sul.
Para o farelo de soja, a Anec também elevou a projeção semanal de 1,9 milhão de toneladas para 2,070 milhões. Se confirmado, o volume indica alta de 31,34% ante igual período do ano passado.
O milho, que passou por um recuo de exportações em março, deve alcançar embarques de 850 mil toneladas neste mês, um salto em relação aos 60 mil estimados na última semana. Um ano antes, as vendas externas do cereal ficaram em 21,9 mil toneladas.
Além disso, a Anec ainda elevou as estimativas para exportação de trigo em abril a 156.118 toneladas, contra 112.152 toneladas vistas na semana anterior. No mesmo período do ano passado não foram registradas vendas externas do cereal.
(Por Ana Mano e Nayara Figueiredo)
Reuters
Notícias Agrícolas – 13/04/2022